O Cadastro Ambiental Rural – CAR, é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente – APP, Reserva Legal – RL, remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.

Essa ferramenta é importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Dito isto, alerta-se para a importância de estar cadastrado no CAR, que além de tudo, ainda oferece vantagens e benefícios, um deles é facilitar a vida do proprietário para obter licenças ambientais, afinal, a regularidade comprovada da propriedade se dá através da inscrição e aprovação do CAR, bem como o cumprimento no disposto no Plano de Regularização Ambiental – PRA.

Devem estar inscritos no CAR todas as propriedades rurais do país, vale lembrar que essa inscrição independe da situação das terras, ou seja, se possuem ou não matrícula, transcrições ou registro de imóveis, isso porque a intenção do CAR é promover a regularização ambientação e não fundiária dessas propriedades.

O mais importante de tudo é que os proprietários estejam cientes de que o cadastramento é totalmente gratuito, não será cobrado nenhum tipo de taxa para realizar o cadastro da propriedade.

 

Participe da reunião que acontece no dia 9 de janeiro e cadastre-se!