Primavera é o 11º município a decretar Lockdown no Pará

O município de Primavera, na região do salgado e a cerca de 200 quilômetros de Belém, será o 11º município do Estado a decretar “lockdown”. Decreto nesse sentido foi assinado na noite de ontem pela Prefeita Renata Sousa (MDB) em razão ao aumento do número de casos na cidade e começa a valer a partir de hoje.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, que tem cerca de 10,6 mil habitantes, até a noite de ontem havia a confirmação e 13 casos, com 4 suspeitos e 140 pessoas sendo monitoradas. Outros 4 casos estão em análise, 11 foram descartados e 3 pacientes foram recuperados.

inclusive solicitamos o apoio das polícias civil e militar no intuito de nos ajudar a monitorar para que se cumpra o decreto . A partir de amanhã (hoje) só funcionarão na cidade serviços essenciais como farmácias e o comércio de alimentos seguindo a advertência do Ministério público . A circulação nas ruas sem um motivo forte está vetada. O lockdown, ou confinamento é necessário e pode ser revogado a qualquer momento, desde que haja o distanciamento social como pede a OMS ”, destaca a prefeita.

A prefeitura de Primavera vem tomando várias medidas para prevenir a circulação do novo Coronavírus no município, como desinfecção de ruas e órgãos públicos; distribuição e EPI’s para todos os profissionais de saúde e cerca de 10 mil kits de higiene para toda a população contendo álcool em gel, sabão (em barra e líquido), agua sanitária e máscaras.

Numa outra frente a prefeitura disponibilizou uma ambulância exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19 no município; destinou uma sala para isolamento na Unidade de Pronto Atendimento da cidade; e encomendou um lote de medicamentos (azitromicina, hidroxcloroquina e ivermectina) para manutenção do protocolo medicamentoso para a população.

“Vamos intensificar ainda o bloqueio sanitário na entrada da cidade. Está terminantemente proibida a entrada e saída de Primavera em qualquer meio de locomoção , salvo em casos bem específicos que vão necessitar de comprovação. O vírus já está na nossa cidade. Agora o que temos que fazer é ampliar ao máximo a prevenção e o isolamento social”, destaca a prefeita”. Estamos fazendo a nossa parte , mas para vencermos todos precisam colaborar